Olá ,pessoas kawaiis ♥
Eu sou a Celle e estou começando aqui no blog, e como minha primeira postagem, escolhi um conto japonês muito antigo e lindo pra iniciar... A lenda da Borboleta Branca.
A Borboleta Branca (Lenda de Akiko)
Conta a lenda que um homem muito solitário de mais ou menos uns 70 anos, chamado Takahama, vivia numa humilde casa atrás do cemitério de Sozanji.
Muitos de seus vizinhos o consideravam um tanto maluco, mesmo assim, muito gentil e honesto. Essa tal maluquice teria sido causada pelo fato de ele nunca ter se casado e nem ao menos ter se interessado por uma mulher.
Certo dia, Takahama ficou muito doente e convidou sua irmã e seu sobrinho para cuidarem dele, já que ele não tinha ninguém que morava com ele.
Um dia quando seu sobrinho estava em seu quarto lhe fazendo companhia, uma linda borboleta branca entrou pela janela, voou pelo quarto e pousou no travesseiro onde Takahama adormecia. Com medo que pudesse assustá-lo o sobrinho deixou o inseto continuar ali até que saísse por livre e espontânea vontade, mas como ela não saía, ele resolveu assoprá-la e ela voou pela janela. Curioso, o sobrinho resolveu segui-la, a borboleta que voava em direção ao cemitério.
Ela pousou em uma tumba e desapareceu misteriosamente, lá estava escrito o nome de uma moça chamada Akiko e dizia que ela teria morrido aos 18 anos de idade. Era uma sepultura com aspecto antigo e coberta de musgo, mas o jovem reparou que estava coberta de vasos com flores regadas recentemente.
Ao voltar pra casa encontrou seu tio já morto, então decidiu após o enterro contar sobre a borboleta para sua mãe, que ao ouvir o nome Akiko, ficou surpresa e contou uma história ao seu filho. Na história, ela contou que seu irmão na juventude teve uma noiva
a qual ele era apaixonado, essa seria Akiko. E que ela teria morrido dias antes de seu casamento, vítima de uma tuberculose. Então, Takahama resolveu comprar aquela casa próxima ao cemitério justamente para ficar sempre perto e cuidar de sua amada, que teria perdido há mais de 50 anos. Ao terminar de contar a história, a mãe do jovem disse que se sentia satisfeita, porque sabia que seu irmão teve uma morte feliz.
Ao que diz a lenda é que o espírito de Akiko teria tomado forma de borboleta para buscá-lo no dia de sua morte. Assim, na lenda japonesa, a borboleta branca representa o espírito de alguém falecido.
CURIOSIDADE: Na novela Amor À Vida, a personagem Nicole (Marina Ruy Barbosa) morre no dia de seu casamento com o escritor Thales (Ricardo Tozzi) e volta em forma de borboleta branca em muitas cenas, inclusive no dia de seu enterro. O autor Walcyr Carrasco disse ao programa Vídeo Show que se inspirou nesse conto japonês.
Eu sei que o conto é pouco triste, mas eu acho lindo e acredito que histórias de amor verdadeiro sempre merecem ser divulgadas ♥
Fonte: Mega Contos e Aishiteru em Contos